Considerado um dos maiores mitos dos tempos modernos, O Senhor dos Anéis é a mais completa História mitológica criada pela mente de um homem  "J.R.R Tolkien"

E é sobre ele que iremos falar hoje !!!



O mundo Criado por Tolkien" não é apenas imaginação tem relações intrigantes com a realidade !!
Desde as trincheiras da primeira guerra até a Biblia.




A história basea-se praticamente em torno DO ANEL; Um anel capaz de deixar quem o usa invisivel e não parando por ai o anel também corrompe quem o usa. O anel foi criado por um senhor do mal que o forjou com o seu poder destrutivo, SAURON. 

Sauron é extremamente mal, se usar e invoca -lo não poderá usar para nada que seja bom, pois o anel irá Distorcer tudo. 





Então o GRANDE ESCOLHIDO para destruir esse tão poderoso anel, chama - se FRODO; um hobbit. Criaturas de hábitos que não gostam de grandes aventuras; De vida calma, no meio do campo. Tolkien coloca muito de si mesmo nos hobbits, o Condado lembra muito a lugar de sua infância no meio rural. Esse é o diferencial do autor pois um hobbit é a ultima criatura esperada para salvar o mundo. 




O mundo de Tolkien é tão detalhado que ele criou uma palavra para descreve-lo "MITOPÉIA", a mitopéia de tolkien é tão detalhada que tem uma história própria da criação; Que só foi publicado anos depois de sua morte.

Em um livro chamado "O Silmarillion" 

O autor se inspirou em muitas fontes para criar seu mundo, mas uma delas foi a principal influência "A BIBLIA"

Tolkien era católico romano, devoto por fé pessoal, sua mãe se converteu ao catolicismo e logo depois foi expulsa. A mãe do autor morreu de diabetes quando ele ainda era pequeno, ele foi adotado por um padre católico. Então tudo na história tem um pouco do catolicismo.
Na criação de Tolkien o mundo foi feito a partir de canções cantadas por anjos, que eram tão belas que criaram o mundo. 

Conta - se que tudo começou a partir de uma correção de provas onde um aluno deixou uma folha em branco, então Tolkien Escreveu "EM UMA TOCA NO CHÃO VIVIA UM HOBBIT..."  Essa foi a frase que deu inicio a tudo !!





AGORA ENTRAMOS EM UM MOMENTO CRUCIAL DA HISTÓRIA DE TOLKIEN


Tolkien se inspirou em muitos mitos e lendas, mas uma experiência real moldou a história por completo. 

Um trauma antigo, com fantasmas sangue e morte.  A BATALHA NAS TRINCHEIRAS na primeira guerra mundial. 

FRANÇA 1916 - Uma barragem de fogo inimigo varrem uma trincheira aliada, um grupo de soldados britânicos fogem para segunça, se arrastando como vermes centimêntro a Centimêtro. Entre eles está o segundo Tenente Tolkien. O futuro autor de O senhor dos anéis. Suas influências na guerra influênciaram nitidamente na batalha mitica pela terra média. 


A primeira guerra mudial foi um cenário de morte em uma escala inimaginável. Era chamada como a grande guerra, um tempo onde os homens massacravam uns aos outros em apenas alguns metros de lama.

Tolkien  e todos da epoca presenciaram uma brutalidade na primeira guerra como ninguem antes, não que todas as outras guerras não tenham sido horrendas, porém essa em especial foi sangrenta e violenta. 

Como ficavam com os pés dentro d'agua nas trincheiras durante longos períodos, desenvolviam um adoença chamada pé de trincheira, onde a carne se separava dos ossos, eles também eram atacados por gás de mostarda. E tolkien presenciou tudo isso. Depois de anos servindo Tolkien Teve a febre das trincheiras  e foi hospitalizado. Demorou para se recuperar e nunca mais voltou a guerra.


Tolkien estava ferido fisicamente e espiritualmente, claramente seu trauma iria influÊnciar na sua maneira de escrever sobre o trauma vivido por  FRODO na guerram do anel. 

Em uma parte da jornada frodo passa por um pantano chamado PANTANOS MORTOS, onde uma grande batalha aconteceu milhares de anos antes. Fantasmas ainda espreitam a linha d'agua, "ELES ESTÃO NAS POÇAS, ROSTO PÁLIDOS EMBAIXO DA AGUA ESCURA, EU OS VI! ROSTOS SOMBRIOS E MAUS, FACES NOBRES E TRISTES. MAS TODOS ENLAMEADOS E PUDRIDUS TODOS MORTOS"

Nessa parte encontramos a influência e o trauma da guerra vivida por Tolkien, lembranças dos corpos nas trincheiras mortos e ensanguentados. 


A tristeza e o horror vividos por tolkien na primeira guerra estão estampados pelo sofrimento vivido pelos personagens de O senhor do anéis, e também na crueldade dos vilões. 


O CAMPO FINAL 

O campo final desse conflito é o próprio inferno MORDOR. No centro de Mordor se situa o monte das trevas, vulcão onde o anel foi forjado, e onde deve ser destruido, 


 Até a palavra Mordor tem um som sinistro, e não é a toa. Mordor soa como Mothor que em anglosaxão significa "morfe" que significa ASSASSINO!!!

FRODO CHEGA AO TOPO DO MONTE DAS TREVAS

Nesse ponto é possivel mais uma vez ver a influência de Tolkien pela biblia, retrata a parte em que Jesus foi tentado no deserto Pelo diabo, na história de tolkien Frodo fica muito tentado a ficar com o anel é um momento de luta interna. Jesus resistiu todas as tentações enviadas pelo diabo, mas frodo foi mais fraco, E diz: "EU NÃO ESCOLHI FAZER O QUE VIM FAZER AQUI! O ANEL É MEU"  Então frodo põe o anel.

Mas Gollum seguiu Frodo até o alto do vulcão guiado pela obssessão pelo anel, então Ve uma oportunidade de ter seu tão "PRECIOSO" de volta. Então agarra o dedo de Frodo E o arranca ficando assim com o anel. Neste momento Gollum Cai no vulcão destruindo a si mesmo e junto com ele o anel.




ENTÃO CONCLUIMOS: Que por mais maléfico que gollum seja Foi ele quem salvou a terra média fazendo algo mal, se gollum não tivesse feito isso talvez o mundo não seria sido salvo.
UM HERÓI FRACO QUE NÃO SALVOU O MUNDO!!!

Em geral um herói trágico pode se sentir bem por ter feito a coisa certa, mas Frodo não pode.
A pesar do final a história ecoa a crença de que o bem sempre vence o mal.
Então frodo parte para o condado novamente, mas não consegue mais se adaptar a vida simples em sua terra natal. Com pesadelos e tormentos resultantes do trauma vivido por ele na guerra do anel, Frodo nunca mais poderá ter uma vida normal como antes !! Como Tolkien depois da guerra. Ambos não foram os mesmos.
Frodo partiu do condado para começar uma nova vida na trerra dos imortais!!



ASSIM TERMINA A HISTÓRIA MAIS COMPLETA JÁ CRIADA NA ERA MODERNA!!!




FONTE: VIDEO ACIMA -

Confronto Dos Deuses A Mitologia De Tolkien - Documentário


POST POR FABRINE LUIZA 


3 Comentários

  1. Showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww *-* \o/

    ResponderExcluir
  2. J.R.R Tolkien foi um grande gênio por ter criado uma história tão fantástica como essa.
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sim sim Erika Ele Foi O CARA !!!!
    Ele merece toda reverencia pelo trabalho que fez ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por ler nosso post, agora de aquela comentada marota que adoramos saber sua opinião!